O treinamento na Academia
O treinamento de pilotos na Academia tem uma estrutura aberta, sem uma sequência rígida de assuntos pré-estabelecidos, por entendermos ser esta a forma que tem atendido melhor ao interesse dos pilotos.
Assim, deixamos a critério de cada piloto solicitar o assunto em que sente maiores dificuldades para treinar em cada uma das sessões.
De modo geral, procuramos atender aos seguintes tópicos:
1 - Realização dos primeiros vôos na rede. Conectar, preencher e enviar Plano de Vôo, autorizações de taxi e decolagem. Decolagem. Atendimento a instruções básicas de proa e altitude. Pouso. Comunicação básica com os controladores.
2 - Desenvolvimento das habilidades básicas de vôo. Conhecer melhor a aeronave e seu controle durante o vôo. Manobras básicas - decolagem e subida, manter altitude e proa, descida, pouso e taxi. Execução de turnos de pista com toque e arremetida. Vôo no Circuito de Tráfego Visual do aeródromo. Entendimento e execução das instruções do controlador. Início do uso da fraseologia padrão de comunicações.
3 - Desenvolvimento das habilidades básicas de navegação. Uso de auxílios à navegação. VOR, interceptação e vôo em radial e distância DME. Uso do NDB, vôo direto para, vôo se afastando de, vôo em QDM e vôo em QDR. Aprimoramento das comunicações, entendimento das mensagens e uso da fraseologia.
4 - Execução de procedimentos. Uso da habilidades de navegação. Execução de saídas - SID. Execução de Chegadas - STAR. Descidas por instrumentos - IAC, dos vários tipos RNAV, ILS, VOR, NDB. Aprimoramento das comunicações, entendimento das mensagens e uso da fraseologia.
5 - Vôos entre aeródromos. Planejamento do vôo - escolha do FL, rota, auxílios a utilizar, etc. Uso conjunto de todos os conhecimentos e habilidades adquiridas.
Assim ao se conectar na Academia às 4ª feiras, solicite à Torre ou ao Controle o que quer treinar.