Nesta seção você verá as informações de como é feito o treinamento na VATSIM.
Os treinamentos ocorrem todas as 4ª feiras das 21:00 às 23:30 (hora local) em Pirassununga, SP no aeródromo Campo Fontenelle - SBYS.
Para participar basta se conectar na rede Vatsim, ir para Pirassununga - SBYS - e chamar o controlador mais próximo a você (Solo, Torre ou Controle). Você receberá todas as instruções necessárias.
Embora na vida real a operação de aeronaves civis na Academia da Força Aérea necessite de autorização prévia, na Vatsim a Academia está aberta para todas as aeronaves, tanto civis como militares.
Os vôos poderão ser realizados entre quaisquer aeroportos dentro ou fora da área de treinamento.
Todos os aeroportos da área de treinamento fazem parte do banco de dados do Flight Simulator 2004. Se você usa versões mais antigas do FS, eles constam do Plano BR.
Em Treinamento > Sugestões, você poderá encontrar vôos interessantes que utilizam procedimentos variados, de ILS a NDB, de modo a reproduzir as situações mais comuns vividas pelos pilotos de linha aérea no Brasil.
Caso você tenha alguma dúvida, haverá atendimento on-line para pilotos também. Pergunte a qualquer um dos controladores na área de treinamento.
É importante que você visite a seção Conhecendo, onde apresentamos os principais conhecimentos necessários ao vôo, comunicação e controle. Visite também a seção FAQ, onde você verá respostas para as dúvidas mais freqüentes.
Todos os arquivos dos aeroportos e seus procedimentos, utilizados no treinamento, você encontrará na seção Academia >Cartas e em Cartas da Região.
Os treinamentos ocorrem às 3ª feiras das 21:00 às 23:30 (hora local) em Pirassununga, SP no aeródromo Campo Fontenelle - SBYS.
Para participar agende no Forum Tira-dúvidas deste site. Atenção que o treinamento de controladores é feito na rede SweatBox e não na rede normal de voo da Vatsim.
Veja as instruções e configuração na seção Controlador >Treinamento Online.
Durante os períodos de treinamento, haverá um controlador mais experiente conectado, cujo principal objetivo será tirar dúvidas e orientar àqueles que necessitarem. Quaisquer comentários e orientações não devem ser entendidos como críticas. Lembre-se o objetivo é o desenvolvimento das características e habilidades de cada um nas atividades de controle.
Nunca é demais lembrar que apesar de chamarmos Controladores, nossa missão não é fiscalizar os Pilotos, mas garantir a segurança e a rapidez dos vôos. Para isso é fundamental que os controladores trabalhem em equipe pois, normalmente os vôos começam em um aeroporto e terminam em outro.
É importante que você visite a seção Conhecendo, onde apresentamos os principais conhecimentos necessários ao vôo, comunicação e controle. Visite também a seção FAQ, onde você verá respostas para as dúvidas mais freqüentes.
Os arquivos necessários para configuração e controle estão na seção Download - Config VRC - e você poderá baixá-los.
Avise seus amigos que estará controlando na área de treinamento e convide-os a voar na região.
O treinamento de pilotos na Academia tem seguido uma estrutura aberta, sem uma sequência rígida de assuntos pré-estabelecidos, por entendermos ser esta uma forma que tem atendido melhor ao interesse dos pilotos.
Assim, deixamos a critério de cada piloto solicitar o assunto em que sente maiores dificuldades para treinar em cada uma das sessões.
De modo geral, procuramos atender aos seguintes tópicos:
1 - Realização dos primeiros vôos na rede. Conectar, preencher e enviar Plano de Vôo, autorizações taxi e decolagem. Decolagem. Atendimento a instruções básicas de proa e altitude. Pouso. Comunicação básica com os controladores.
2 - Desenvolvimento das habilidades básicas de vôo. Conhecer melhor a aeronave e seu controle durante o vôo. Manobras básicas - decolagem e subida, manter altitude e proa, descida, pouso e taxi. Execução de turnos de pista com toque e arremetida. Vôo no Circuito de Tráfego Visual do aeródromo. Entendimento e execução das instruções do controlador. Início do uso da fraseologia padrão de comunicações.
3 - Desenvolvimento das habilidades básicas de navegação. Uso do auxílios à navegação. VOR, interceptação e vôo em radial e distância DME. Uso do NDB, vôo direto para, vôo se afastando de, vôo em QDMike e vôo em QDR. Aprimoramento das comunicações, entendimento das mensagens e uso da fraseologia.
4 - Execução de procedimentos. Uso da habilidades de navegação. Execução de saídas - SID. Execução de Chegadas - STAR. Descidas por instrumentos Charlie, Delta e Echo. Pouso ILS. Aprimoramento das comunicações, entendimento das mensagens e uso da fraseologia.
5 - Vôos entre aeródromos. Planejamento do vôo - escolha do FL, rota, auxílios a utilizar, etc. Uso conjunto de todos os conhecimentos e habilidades adquiridas.
Assim ao se conectar na Academia às 4ª feiras, solicite à Torre ou ao Controle o que quer treinar.
Sempre que a gente nota alguma deficiência sugerimos ao piloto a realização de algum tipo de treinamento, mas a rigor a decisão é dele de treinar o sugerido ou não.
Tenha bons vôos...
Os aeroportos selecionados para treinamento são bastante próximos entre si, de modo a que os tempos em rota sejam pequenos, valorizando assim os treinamentos dos procedimentos de saída e chegada.
Os procedimentos de descida incluem Charlie (ILS), Delta e Echo em Pirassununga, um Delta (VOR) e Echo em Ribeirão Preto e Echo (NDB) nos demais aeroportos, de modo a abranger os procedimentos mais comuns nos aeroportos brasileiros. Não há STAR regulamentada na área de treinamento.
Em Pirassununga existem 3 pistas, que são: a 02L/20R, 02C/20C e 02R/20L. Cuidado: o Flight Simulator tem um erro de denominação das pistas, considerando a pista 02R/20L como 02/20 e a 02C/20C como 02R/20L
Em razão da existência de 3 pistas, o circuito de tráfego para pouso visual não é padrão. Veja a carta correspondente na seção SBYS.
Os treinamentos são para controladores e para pilotos.
Estão agendados treinamentos 'on-line' na Academia da Força Aérea em Pirassununga - SBYS, para todas as 4ª feiras, das 21:00 às 23:30 (hora local).
Não precisa se inscrever, basta se conectar na rede Vatsim, ir para SBYS no seu Flight Simulator, chamar o instrutor e solicitar o tipo de treinamento que você quer fazer.
Você poderá também simplesmente voar na Terminal Academia. Você estará ajudando os colegas que estão em treinamento.
O treinamento de controladores iniciantes é feito na rede específica de treinamento de controladores, a SweatBox, diferente da que os pilotos voam, usando um software específico chamado TWR Trainer, onde as aeronaves são "virtuais" e controlados pelo instrutor. Os dias e horários são divulgados aqui no site e através do Forum da Vatsim.
Às 4ª feiras, como há muito movimento de pilotos iniciantes, é feito somente o treinamento de controladores em estágio avançado. Em razão do grande movimento os novatos acabam não conseguindo aproveitar as sessões.
Até setembro de 2009 já foram realizadas 407 sessões de treinamento na Academia, totalizando 1.298 horas de instrução.
Venha você também participar dessas reuniões de amigos e troca de conhecimentos que acontecem todas as 4ª feiras na Academia.