Nesta seção você verá informações sobre a Academia de Força Aérea (real) em Pirassununga, SP. A Academia, carinhosamente conhecida como Ninho das Águias, é o local de formação dos oficiais da FAB.
Em 23 de janeiro de 1942, foi designada uma comissão de Oficiais Aviadores, com a finalidade de escolher um novo local, isento das limitações do Campo dos Afonsos, para a construção da nova Escola de Aeronáutica.
A 17 de julho de 1956, foi nomeada nova comissão para elaborar o projeto definitivo da Escola, que deveria atender as duas fases: mudança para Pirassununga do último do Curso de Formação de Oficiais Aviadores e mudança completa da Escola.
O ano de 1968, seria coroado com a chegada das aeronaves a jato T-37C, que marcariam o início de uma nova era. No dia 09 de setembro, era realizado o primeiro vôo de instrução de Cadetes naquela aeronave. A 10 de julho de 1969, a Escola de Aeronáutica passou a denominar-se Academia da Força Aérea, e, em decorrência, o Destacamento passou a denominar-se Destacamento Precursor da Academia da Força Aérea.
No ano de 1971, A Academia da Força Aérea é transferida definitivamente, do Campo dos Afonsos para Pirassununga.
No mês de dezembro de 1972, foi realizada a primeira formatura de Aspirantes na nova Academia, em Pirassununga, já denominada de Campo Fontenelle.
No dia 02 de março de 1991, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como "Esquadrilha da Fumaça", estreou nos céus da AFA a sua nova demonstração aérea, coincidindo com o salto de pára-quedas de Cadetes do 1º ano
Foto aérea da AFA: à esquerda as pistas de pouso principais (02L/20R e 02C/20C) com os hangares do T-27 (Tucano); à direita a pista de pouso auxiliar (02R/20L) e hangares do T-25 (Universal); ao centro a praça de esporte dos cadetes com ginásio, quadras de vôlei, basquete, tênis e futebol de salão, piscinas, estádio, campos de futebol e mais; abaixo à esquerda a Divisão de Ensino, Cinema e Comando; abaixo ao centro o Rancho e o Hospital e abaixo à direita o Corpo de Cadetes com os três alojamentos e o prédio do comando do Corpo de Cadetes.
O Ninho das Águias, como é conhecida a Academia da Força Aérea, fica localizada na cidade de Pirassununga, no interior do Estado de São Paulo, situada a 200 km da capital, 100 km ao Norte de Campinas e 100 km ao Sul de Ribeirão Preto, às margens da Rodovia Anhanguera.
A Academia da Força Aérea, fica na cidade de Pirassununga, SP.
Sua localização é estratégica, próxima a aeródromos importantes e movimentados, como: 105NM ao Norte de Congonhas, 100NM de Bauru, 61NM de Viracopos e 56NM ao Sul de Ribeirão Preto, permitindo vôos rápidos em área controlada.
Apresentamos a seguir um mosaico de fotos aéreas para o piloto se familiarizar com a região.
Veja, marcadas em amarelo, as cidades de Porto Ferreira, Pirassununga e Leme, situadas ao longo da Rodovia Anhanguera (que liga São Paulo a Ribeirão Preto).
Outra referência importante é o Rio Mogi-Guaçu, bem visível, situado aproximadamente a 2NM a Leste da Academia.
Estas são as principais referências a serem utilizadas nos vôos visuais.
A Academia está a aproximadamente 5NM a Leste da cidade de Pirassununga, entre a Rodovia Anhanguera e o Rio Mogi-Guaçu, em área plana e com boa visibilidade.
Circuitos de Tráfego Visual
Como a Academia possui três pistas, o Circuito de Tráfego Visual não é padrão. Veja a carta VAC da Academia, disponível na área de Download .
Apresentamos a seguir os Circuitos de Tráfego Visual, mostrando as principais referências utilizadas.
Existem quatro entradas para os circuitos de tráfego: a Júpiter,a Noroeste e a Sudoeste, para as pistas 02L/20R e 02C/20C e a Saturno, utilizada principalmente para a pista 02R/20L (auxiliar), mas que também pode utilizada para a 02C/20C.
Veja os circuitos de tráfego sobre um mosaico de fotos aéreas ampliadas.
Júpiter: é a principal entrada para o circuito de tráfego na Academia.
Ela se inicia a 1.500 pés de altura, voando rumo 110 para a metade Norte (local do VOR e NDB) das pistas da Academia, até o Portão.
O Portão, que fica a aproximadamente 1,5NM da Rodovia e a 4,5NM da Academia, é uma construção característica que marca a entrada do Campus Universitário e está situado num fundo de vale que divide o extremo Norte da cidade e um loteamento isolado de forma triangular.
Após o Portão, inicie rumo 060 para pistas 20 ou 155 para pistas 02, descendo para 1.000 pés. Após o través da cabeceira da pista inicie a descida e gire Perna-Base em curva suave e aberta, ingressando na final.
Para as pistas 20, mantenha rumo 060 até passar a Cachoeira da Emas (referência bem visível com pequena barragem no Rio Mogi-Guaçu) e então gire Base.
NW: é feita a 1.500 pés de altura, voando no rumo 155 para um ponto ½ NM ao Norte da Cachoeira das Emas. Desça para 1.000 pés
Para as pistas 20R e 20C faça curva à esquerda (proa 110) neste ponto iniciando a Perna-Base.
Entrando pela NW para pouso na pista 02L ou 02C, curve à direita, rumo 200 ingressando na Perna do Vento e desça para 1.000 pés. Após o través da cabeceira mantenha a proa por mais 1 ½ minutos e gire suavemente para Perna-Base e Final.
SW: é feita a 1.500 pés de altura, voando no rumo 060 para um ponto ½ NM ao Sul da cabeceira 02R (pista auxiliar).
Pode ser utilizada tanto para as pistas 02L e 02C como para as pistas 20R e 20C.
Assim, por exemplo, entrando pela SW para a pista 02L ou C, curve à direita, rumo 110, desça para 1.000 pés, ingressando na Perna-Base e depois esquerda rumo 020 para Final.
Entrando pela SW para pouso na pista 20R ou C, curve à esquerda, rumo 020, ingressando na Perna do Vento e desça para 1.000 pés. Após o través da cabeceira gire suavemente para Perna-Base e Final.
Saturno: é feita a 1.000 pés de altura, voando no rumo 290 para o centro da pista auxiliar.
A aproximadamente 1NM da pista, inicie a curva (à direita para pista 20L ou à esquerda para pista 02R) para ingressar na Perna do Vento. Embora esta entrada possa ser utilizada também para pouso nas pistas 02C/20C, só deve ser usada para aeronaves lentas e com grande manobrabilidade, em razão dos pequenos raios de curva previstos e das retas finais bastante curtas.
Para participar do treinamento na Academia, é importante que você tenha as cartas da Academia da Força Aérea em Pirassununga, bem como dos demais aeródromos da Àrea de Treinamento.
Todas as cartas brasileiras, oficiais, estão disponíveis para download no site AIS - Serviço de Informação Aeronáutica do DECEA.
As cartas atuais se referem ao novo VOR PIR (frequência 115.80) e não ao antigo VOR PSN (frequência 113.30). Você não conseguirá utilizar o VOR PIR em seus voos porque ele não existe na base de dados do Flight Simulator (a menos que você tenha instalado um cenário ou Patch incluindo o novo VOR).
Recentemente as denominações das cartas de descida estão sendo alteradas, mundialmente, visando a padronização das nomenclaturas e a facilidade de inclusão nos bancos de dados eletrônicos RNAV, em razão de decisão da ICAO - Anexo11. Veja a nota emitida pela Jeppesen:
Given the possible source situations, Jeppesen will designate the Selected Procedure according to the following rules:
For Source Case: |
Selected Procedure Will Be: |
Z, Y, X, designations | Z1 (or the letter closest to the end of the alphabet) |
1, 2, 3 designations | 1 (or lowest number) |
Papa, Sierra, Tango Papa (or word that starts with the letter closest to the start of the alphabet. | Papa = primary, Sierra = secondary, Tango = tertiary) |
Alpha, Bravo, Charlie | Alpha (or word that starts with the letter closest to the start of the alphabet) |
Blank for one procedure (e.g., VOR Rwy 36, VOR Rwy 36-1, VOR Rwy 36-2) | Blank (procedure without a suffix) |
No designation | First procedure in chart sequence |
1 see RNAV (RNP) and “LPV Only” minimums exceptions
RNAV (RNP) and “LPV Only” minimum exceptions
RNAV (RNP) approaches are defined as Special Aircraft and Aircrew Authorization Required (SAAAR) procedures which restrict their use to a small group of customers (see RNAV (RNP) Y Rwy 31 at KSUN for na example). Also, RNAV (GPS) procedures with “LPV Only” minimums are currently used by a limited group of customers (see RNAV (GPS) Z Rwy 21 at KAOO). In order to deliver a procedure that most customers are able to fly, in these cases Jeppesen will select the alternate procedure which is closest to the end of the alphabet to be included in your NavData file. In other words, the –W procedure at KSUN and the –Y procedure at KAOO.
There are some avionics manufacturers that take all multiple approach indicator procedures offered by Jeppesen and they have their own rules for determining which single procedure will be included in their legacy equipment.
For those boxes, Jeppesen rules do not apply.
Procedures that qualify as the exception as stated above will be posted on Jeppesen’s website under Aviation Resources, Online Publications, NavData Alerts/Notices."
As descidas por instrumentos eram designadas por letras (A, B, C, etc.) que indicam o tipo de descida, ou seja o tipo de equipamento eletrônico em que se baseiam. A precisão é decrescente na tabela abaixo. Os códigos dos tipos de descida são:
|
No caso de existir mais de um aeródromo na Terminal, as descidas B, C, D e E são para o aeródromo principal e para o aeródromo secundário elas passam a ser G, H, I e J e assim por diante.
Exceção: Embora Viracopos esteja dentro da TMA-SP, suas descidas são C, D e E (e não M, N e O) como se fosse o aeródromo principal da TMA (não me pergunte por que...) |
A simbologia utilizada para os nomes dos arquivos de Descida por Instrumentos é:
"<Tipo de Descida><Nº de Ordem>_<Pista para Pouso>"
por exemplo:
As cartas de Pirassununga disponíveis (baixe na área de Download) são:
Gerais |
Descidas |
Descidas |
Descidas |
ADC - Carta do Aeródromo | B1_02C | D1_02C | E1_02C |
VAC - Carta de Aproximação Visual | B2_20C | D2_arc02C | E2_02 |
SID_Afal_Blis_Caer_Doar | C1_02C | D3_02C | E3_20C |
SID_Claro_Giro | C2_02C | D4_20C | E4_20 |
SID_Ezus_Foto | D5_arc20C | ||
SID_Ibov_Kalu | D6_20C |
OBS: Não existem cartas de chegada - STAR - definidas para Pirassununga.
As cartas dos demais aeródromos da Área de Treinamento (baixe na área de Download) são:
Aeródromo |
ADC |
Descidas |
SID-Saída |
Araraquara | AQ_ADC | AQ_17E1 AQ_35E2 |
AQ_SID |
Bauru |
BU_ADC |
BU_14E1 |
BU_SID1 BU_SID2 |
Lins |
LN_ADC | LN_14E1 LN_32E2 |
LN_SID |
Marília | ML_ADC | ML_03E1 ML_21E2 |
ML_SID |
Ribeirão Preto | RP_ADC | RP_VAC RP_18D1 RP_18E1 RP_36E2 |
RP_SID |
Uberaba | UR_ADC | UR_17E1 UR_35E2 |
UR_SID1 UR_SID2 UR_SID3 |
Uberlândia | UL_ADC | UL_VAC UL_04J1 UL_22J2 |
UL_SID |
OBS: Não existem cartas de chegada - STAR - definidas para estes aeródromos.